Procurar e vender carro online – cuidados a ter

A internet como meio para a aquisição de um novo automóvel

A internet é um veículo de informação extremamente poderoso e que por vezes nos pode levar até informações que na verdade não correspondem aquilo que procuramos. Isso acontece frequentemente no mercado automóvel, e geralmente quando se fazem pesquisas por conteúdos relacionados com automóveis novos ou usados, aparecem constantemente páginas e informação não fidedigna, pelo que é importante saber distinguir entre o trigo e o joio.

A grande chave para o sucesso nas pesquisas da internet está relacionada com o conhecimento de websites e fontes credíveis de informação, que possam servir-lhe de guia para a leitura de conteúdos que realmente preenchem os seus requesitos enquanto utilizador. Existem actualmente muitos tipos de conteúdos na internet, nomeadamente:

– Páginas pessoais ou outras não relacionadas com o comércio automóvel
– Páginas desativadas, em manutenção, ou links quebrados
– Páginas de stands e concessionários de automóveis
– Sites de classificados automóveis
– Motores de pesquisa automóvel

Tendo em conta este cenário, é necessário ter prudência relativamente a outras tantas questões:

– Os concessionários regra geral não mantêm os seus websites actualizados, pelo que é importante que confirme a data da publicação do conteúdo que está a ler; Estes poderão também ter outros que não tenham ainda sido introduzidos no site;

– Em alguns stands online ou stand virtuais a informação poderá ser vasta, enquanto que noutros poderá ser escassa;

– A grande maioria dos websites incluem várias fotografias dos automóveis;

– Os classificados automóvel incluem informação por vezes em excesso, que inclui viaturas já vendidas mas que não foram retiradas do site;

– Os classificados auto incluem bastante informação relativa às viaturas e aos seus proprietários;

– Infelizmente, muitos classificados não fazem uso de fotografias de qualidade dos veículos que tendem a comercializar;

– Os motores de pesquisa automóvel são seguramente os mais actualizados do mercado;

– Os motores de pesquisa auto, incluem imensa informação sobre os veículos que têm à venda, bem como um rol de fotografias extenso;

– É bastante mais fácil contactar um vendedor que esteja presente num motor de busca, do que em qualquer uma das outras situações;

Com isto chegamos à conclusão de que deverá navegar na internet à procura de motores de busca automóvel, que lhe possam oferecer uma vasta gama de opções de pesquisa, informação, vendedores, fotografias e tudo aquilo que necessita para adquirir o seu novo automóvel via internet.

Por onde começar a procura?

Motores24h
Stand Virtual
Novo Dono
Carros usados: canal de automóveis do vai.pt
Automoveis.pt: Automóveis e outros veículos à venda
Carros usados para venda: autocasiao24.com – Stand usados online
comprar carros usados: agregador com as últimas novidades de carros colocados em sites de classificados automóveis.
carros para venda: site de classificados com categoria específica para automóveis.
Automoveis-Online, carros de profissionais

O maior problema na pesquisa de carros usados online são os anúncios falsos ou colocados por burlões. Neste aspecto, a qualidade e sofisticação dos sites que usamos para a procura são primordiais, por normalmente usam vários mecanismos e uma moderação mais apertada para detectar este tipo de anúncios.
ter em atenção aos seguintes aspectos:
O nome de contacto: o spam é uma técnica presente em quase todo o tipo de conteúdo na internet. Normalmente são usados nomes estrangeiros para a submissão de anúncios.

O texto do anúncio: esteja atento a traduções automáticas, os burlões, que normalmente não sabem Português, usam os tradutores automáticos e o texto não fará muito sentido. Verifique também se o texto corresponde ao resto das características, pois este pode ser copiado de outros anúncios.

Contacto com o vendedor
: esteja atento, normalmente os vendedores que usem técnicas de spam, só falam inglês. Pense duas vezes antes de escolher um negócio deste tipo.

O preço muito baixo é o denominador comum de todos estes anúncios falsos. Estes anúncios são os mais atractivos para os mais distraídos, o que por vezes faz as pessoas acreditar e enviar quantias consideráveis de dinheiro através de serviços do tipo Western Union. Estes envios de dinheiro não deixam rasto pois o dinheiro é invariavelmente levantado com documentos falsos e a Western Union não quer saber disso para nada.

%d bloggers like this: